]]>
]]>

Manutenção
e Calibração de Durômetro

Definição de Durômetro

É a medição da profundidade de um entalhe no material, criado por uma determinada força sobre um calcador padronizado.

Esta profundidade depende dos seguintes fatores:

  • dureza do material
  • suas propriedades viscoelásticas
  • forma do calcador
  • período de duração do teste

Durometers ASTM D2240 permite medição de:

  • dureza inicial
  • dureza total
  • recuo após um determinado período de tempo

O teste básico requer a aplicação da força de uma forma consistente, sem choque, e medindo a dureza (profundidade do entalhe). Se a dureza temporizada é desejada, a força é aplicada durante o tempo necessário.

Exemplo de Durômetro

Operação

A determinação da dureza de um material envolve a aplicação de uma carga menor seguido por uma carga maior e, em seguida, observando a profundidade de penetração, diretamente a partir de um mostrador, em que um material mais duro dá um maior número.

A principal vantagem da dureza Rockwell é a sua capacidade para exibir valores de dureza diretamente, eliminando assim tediosos cálculos envolvidos em outras técnicas de medição de dureza.

É normalmente utilizado em engenharia e metalurgia. Sua popularidade comercial surge a partir de sua velocidade, confiabilidade, robustez, resolução e pequena área de recuo.

A fim de obter uma leitura confiável a espessura do "provete" ( material ) deve ser de pelo menos 10 vezes a profundidade da reentrância.

Além disso, as medições devem ser tomadas a partir de uma superfície plana perpendicular, porque as superfícies convexas fornecem leituras mais baixas.

Shore

Shore é uma das várias medidas da dureza de um material, e pode ser definida como a resistência de um material de recuo permanente.

A escala de dureza foi definida por Albert F. Shore, que desenvolveu um dispositivo de medição chamado de Durometer em 1920.

O Shore é um termo frequentemente utilizado para referir-se a medição, bem como o próprio instrumento.

SHORE é normalmente utilizado como uma medida da dureza de:

  • polímeros
  • elastómeros
  • borrachas

Para ser medida uma superfície convexa um fator de correção pode ser usado para se encontrar a dureza.

Escala de Rockwell

Escala de Rockwell

A escala de Rockwell é uma escala de dureza com base na dureza e o recuo de um material.

O teste determina a dureza Rockwell através da medição da profundidade de penetração de um penetrador sob uma carga grande em comparação com a penetração feita por uma pré-carga.

Existem escalas diferentes, indicadas por uma única letra, que utilizam diferentes cargas ou penetradores.

O resultado é um número adimensional notado como HRA, onde A é a letra escala.

Quanto a ensaios de metais, a dureza de indentação se correlaciona linearmente com a resistência à tração.

Esta relação é economicamente importante para ensaios não destrutivos de entregas de metal em massa com equipamentos leves.

Escala de Brinnel

Escala de Brinnel

A escala de Brinell caracteriza a dureza de indentação de materiais por meio da escala de penetração de um penetrador, carregado sobre um material a ser testado. É uma das várias definições de dureza na ciência dos materiais.

Proposto pelo engenheiro sueco Johan agosto Brinell em 1900, foi o primeiro teste de dureza amplamente utilizado e padronizado em engenharia e metalurgia.

O grande tamanho da reentrância e possíveis danos ao proveres ou materiais a serem testados, limitam a sua utilidade.

Teste Vickers

Teste Vickers

O teste de dureza Vickers foi desenvolvido em 1921 por Robert L. Smith e George E. Sandland em Vickers Ltd, como uma alternativa ao método Brinell para medir a dureza de materiais.

O teste Vickers é muitas vezes mais fácil de usar do que outros testes de dureza, uma vez que os cálculos necessários não são dependentes do tamanho do penetrador, e o mesmo pode ser usado para todos os materiais, independentemente da dureza.

O princípio de base, assim como todas as medidas comuns de dureza, é observar a capacidade do material a ser aplicado para resistir à deformação plástica a partir de uma fonte padrão.

O teste de Vickers pode ser utilizado para todos os metais e tem uma das maiores escalas entre os testes de dureza.

A unidade de dureza determinada por meio do teste é conhecido como o HV ou DPH. A dureza pode ser convertida em unidades de Pascal (Pa), mas não deve ser confundida com uma pressão, que também tem unidades de Pascal.

A dureza é determinada pela carga sobre a área da superfície da reentrância e não de uma área normal para a força, e não é, portanto, uma pressão.

A dureza não é realmente uma verdadeira propriedade do material e é um valor que deve ser considerado em conjunção com os métodos experimentais utilizados e a escala a ser utilizada.

Veja mais...