man Skip to main content
Dimensional

Calibração Bloco Padrão

Uma medida de comprimento materializada. Isto é corpo rígido em aço, metal sintetizado ou cerâmico resistente ao desgaste, com comprimento definido por duas superfícies planas e paralelas entre si. Estas superfícies são lapidadas com grau de acabamento espelhado, permitindo que ele seja aderido ao outros blocos com acabamento similar. Os blocos possuem comprimentos na ordem de fração de uma unidade de medida padrão, por exemplo o metro (Sistema Internacional de Unidades (SI)), Por convenção, o comprimento do bloco é definido como sendo um ponto particular da superfície de medição perpendicularmente a uma superfície plana rígida de mesmo material e acabamento onde ele foi aderido.

Normas aplicadas a calibração de blocos padrões:

DIN-861, DIN-6346 e ASME B 89.1.2 M.

IS B 7506-1997 (Japão) / DIN 861-1980 (Alemanha), ASME (EUA), BS 4311: Parte 1 1993 (UK). As tolerâncias variam dentro do mesmo grau que a espessura do material aumenta.

  • referência (AAA): pequena tolerância (± 0,05 μm) usada para estabelecer padrões
  • calibração (AA): (tolerância +0.10 μm a -0.05 μm) usada para calibrar blocos de inspeção e medição de precisão muito alta
  • inspeção (A): (tolerância +0,15 μm a -0,05 μm) usada como padrões de sala de ferramentas para a configuração de outras ferramentas de calibração
  • oficina (B): grande tolerância (tolerância +0,25 μm a -0,15 μm) utilizada como padrões de loja para medição de precisão

As designações de notas mais recentes incluem (Especificação Federal dos EUA GGG-G-15C):

  • 0,5 – geralmente equivalente ao grau AAA
  • 1 – geralmente equivalente ao grau AA
  • 2 – geralmente equivalente ao grau A +
  • 3 – grau de compromisso entre A e B

ANSI / ASME B89.1.9M, que define desvios absolutos de dimensões nominais e limites de paralelismo como critérios para a determinação da nota. Geralmente, os graus são equivalentes aos anteriores títulos federais dos EUA da seguinte forma:

  • 00 – geralmente equivalente ao grau 1 (exigências mais exigentes de planicidade e precisão)
  • 0 – geralmente equivalente ao grau 2
  • AS-1 – geralmente equivalente ao grau 3 (supostamente significa American Standard – 1)
  • AS-2 – geralmente menos preciso do que o grau 3
  • K – geralmente equivalente a planalidade de grau 00 (paralelismo) com precisão AS-1 de grau

O padrão ANSI / ASME segue uma filosofia semelhante conforme estabelecido na ISO 3650. Consulte a referência NIST abaixo para obter informações mais detalhadas sobre tolerâncias para cada classe e tamanho do bloco. Consulte também a página 2 de: Tolerâncias do bloco de calibre comercial (o comprimento refere-se à espessura calibrada)

Aproveite e fale com um de nossos especialistas:

    Calibração

    A Calibratec possúi técnicos e laboratórios especializados para calibração de seu instrumento. São 40 anos de experiência e pioneirismo em metrologia e qualidade, garantindo o melhor custo benefìcio do setor.

    Manutenção

    Nossos técnicos são capacitados para realizar reparos e ajustes, utilizando sempre peças de reposição originais.

    A Calibratec é uma das pioneiras em atender os requisitos na norma NBR ISO 9001. Seus laboratórios – Dimensional, Força e Dureza, Pressão, Tempo e Frequência – são credenciados e reconhecidos pela Rede Brasileira de Calibração RBC / INMETRO.