man Skip to main content
Temperatura e Umidade

Calibração Sensor de temperatura termopar

Características construtivas

O termopar é construído pôr dois condutores metálicos diferentes ligados em uma extremidade, geralmente chamada junção quente ou detecção, e ligados a algum instrumento de força eletromotriz ( f.e.m. ), como um milivoltímetro, na extremidade fria dos condutores. A f.e.m. medida normalmente é comparada a alguma referencia, este indica a temperatura.

Elemento sensor à resistência de platina:

Dispositivo de altera a resistência elétrica em função da temperatura consiste em uma resistência de platina encapsulada.

 

Classificação

Classificaram-se vários tipos de condutores especiais que servem à fabricação de termopares, de acordo com a conveniência e com a aplicação no processo, a saber :

  • Tipo “T” (Cuco) = Cobre (+) / Constarão (-)
    • Faixa de aplicação : – 220 a 450ºC, indicado para uso em baixas temperaturas tendo baixa estabilidade abaixo de 0ºC.
  • Tipo “J” (Feco) = Ferro (+) / Constarão (-)
    • Faixa de aplicação : 0 a 800ºC, é recomendado o uso de tubo de proteção pois é sensível a oxidação acima de 450ºC.
  • Tipo “K” (Cr Al ou Ni-Cr Ni) = Cromel (+) / Alumel (-)
    • Faixa de aplicação : 0  a 1.200 ºC, é recomendado para uso em atmosfera inerte  ou oxidante. Não deve ser utilizado em atmosfera redutora, sulfurosa ou vácuo.
  • Tipo “E” (Cr-Co) = Cromel (+) / Constarão (-)
    • Faixa de aplicação : 200 a 1.000 ºC, possui as mesmas características do termopar tipo K. Tem como vantagem maior potência em relação aos outros termopares.

 

Tipos “R” e “S”

  • “R” = Platina – Rhodium 13% (+) x Platina (-)
  • “S” = Platina – Rhodium 10% (+) x Platina (-)

Faixa de aplicação : até 1.500ºC, recomenda-se a sua utilização com tubo de proteção não metálico. O uso constante a altas temperaturas desgasta excessivamente o termopar tornando a platina suscetível de contaminação podendo romper o termopar.

Aproveite e fale com um de nossos especialistas:

    Calibração

    A Calibratec possúi técnicos e laboratórios especializados para calibração de seu instrumento. São 40 anos de experiência e pioneirismo em metrologia e qualidade, garantindo o melhor custo benefìcio do setor.

    Manutenção

    Nossos técnicos são capacitados para realizar reparos e ajustes, utilizando sempre peças de reposição originais.

    A Calibratec é uma das pioneiras em atender os requisitos na norma NBR ISO 9001. Seus laboratórios – Dimensional, Força e Dureza, Pressão, Tempo e Frequência – são credenciados e reconhecidos pela Rede Brasileira de Calibração RBC / INMETRO.